segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Depressão - Uma questão de peso



Nem sempre a sensação de que a vida “perdeu o colorido” induz à falta de apetite e ao consequente emagrecimento.

Muitas vezes, esta impressão faz o ponteiro da balança disparar, levando à obesidade.
O fato é que as duas doenças estão intimamente ligadas.
Quem esclarece o assunto é a psicóloga e mestre em nutrição Mara Lofrano, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
Como a depressão pode desencadear a obesidade?
Isto ocorre quando a comida é usada como mecanismo compensatório (a pessoa se alimenta na tentativa de aliviar a tristeza), havendo episódios de compulsão alimentar. Além deste fator, o uso de antidepressivos, que aumentam o apetite, pode alterar o metabolismo deixando-o mais lento e propenso ao ganho de peso. Devemos levar em conta, também, o próprio distúrbio emocional. Ele faz a pessoa ficar sem ânimo para praticar atividades físicas, optando, ao contrário, por ficar em casa, deitada e isolada do mundo. Tal inatividade tende ao aumento da massa corporal.
Na situação inversa, quando é que a obesidade gera a depressão?
Nesse caso, os fatores que contribuem para o quadro são: baixa autoestima, insatisfação com a imagem corporal, isolamento social, sentimentos de rejeição, frustração, culpa e vergonha.
A compulsão alimentar, então, já é uma manifestação da depressão?
Sim. Ela, inclusive, acomete até 30% das pessoas com obesidade. Portanto, ficar atento a este “sinal” é uma forma de detectar que algo não está bem. Este descontrole alimentar frequente pode ser fruto de conflitos emocionais e, se não tratados, podem causar um estado depressivo.
Existem outros problemas de ordem emocional que podem ocorrer em pessoas com peso excessivo?
Sem dúvida. A obesidade é um fator de risco para o desenvolvimento e/ou agravamento de doenças psiquiátricas tais como: transtorno bipolar, transtorno alimentar e ansiedade generalizada. Entretanto, isto não significa que todos os obesos estejam propensos a estes distúrbios.
Há estatísticas que comprovam a relação entre obesidade e depressão?
Sim. Estudos demonstram que 30% das pessoas podem ter depressão ao longo da vida, enquanto os indivíduos obesos têm até três vezes mais (89%) chances de manifestá-la..
Existe um elo forte entre depressão e obesidade. O tratamento deve ser feito em longo prazo, atrelado a mudanças no estilo de vida
Numa população obesa, qual é o período mais “propício” para que ela se manifeste?
Na adolescência existe uma busca pela aceitação. Os jovens passam, sobretudo, a ter dificuldades de entender e lidar com seu novo universo – físico e mental. Há ainda uma extrema preocupação com a imagem corporal. Dentro deste contexto, é possível dizer que a depressão seja mais comum nesta fase. No entanto, vale ressaltar que os sintomas desta doença, podem surgir em qualquer idade. O que influencia – de fato – é o grau de obesidade apresentado pela pessoa, os conflitos emocionais, baixa autoestima, insatisfação com a aparência, isolamento social, bem como sentimentos de inferioridade, culpa, vergonha, medo, dentre outras questões que podem aparecer.
Qual seria o tratamento indicado para uma pessoa obesa e depressiva?
Como, acima de tudo, a obesidade é uma doença multifatorial (provém de diversas causas), é importante o acompanhamento e controle de médico, psicólogo (ou psiquiatra, mediante a necessidade de antidepressivos), nutricionista e educador físico. Este é o ÚNICO tratamento efetivo para essa doença e deve ser feito em longo prazo, atrelado a mudanças no estilo de vida.
Entre estes novos hábitos, qual deles você destacaria?
A prática esportiva. Exercícios são indispensáveis à saúde física e psicológica. Além de reduzir medidas, ameniza os efeitos do estresse, que podem levar à depressão. No entanto, é válido ressaltar a importância do acompanhamento de um profissional habilitado (educador físico) para definir o tipo, a intensidade e a duração desta atividade. Incorporá-la ao dia a dia só trará benefícios.
A discriminação que uma pessoa obesa sofre, devido à sua condição, acentua a depressão. O que ela pode fazer para administrar essa situação?
Não existe uma atitude “correta” para evitá-la, porque cada um tem maneiras diferentes de lidar com questões, que podem incomodar ou até mesmo “ferir” seu estado psicológico. Contudo, buscar “dentro de si” recursos próprios de enfrentamento para tais situações é essencial. Sobretudo, acreditar na sua capacidade de mudança. Na maioria das vezes, no entanto, a pessoa não é capaz de encontrar a “saída” sozinha, desta forma, é imprescindível a atuação de um psicólogo para auxiliá-la.
Shirley Santos

7 comentários:

•Jack• Futura magra disse...

Nana curti o post, a obesidade vem de tantas coisas, é sempre bom alertar né, e depressao é uma das piores né..
uma semana maravilhosa
bjos

Anônimo disse...

oi querida!
tenho andado um pouco sumida!
adorei seu post, bem verdade!!
uma optima semana!!
beijinhos

Dani disse...

Oi Nana! Muito obrigada pela visita! Seja sempre muito bem vinda no meu cantinho!
Vi seu outro blog também e descobri uma paixão em comum: EU AMO GATOS!!!!
Beijinhos!!

bodynet disse...

Olá!
Gostei do seu blog mais o importante é "Retroceder nunca desistir jamais lutar sempre"
Um grande abraço

Silvia Cristina disse...

Menina eu sofro com essa luta contra meu peso, acredito que tenha coisa emocional por trás sim. Estou tentando lidar com isso, já iniciei terapia duas vezes, mas abandoenei. Apesar de adorar, uma ve3z foi por não gostar da terapeuta, (apesar dos conselhos dela serem ótimos) a segunda pq evitava sair de casa, devido a minha aparência!

E sobre meu filho..

Sim palmadinhas, só em último caso,mas estava mesmo muito impaciente, confesso que fazer esse post, foi muito bom, estou bem mais calam, e assim quero me manter,mas apesar disso, converso sim com ele... Só que acho que ainda assim, andei meio ausente, distanta... Não o tempo todo,mas, grande parte onde ele solicitava minha atenção!
Com jeito, acabava me esquivando, tentando atrái-lo para aquilo que eu estava interessada em fazer. Mas, de qq forma eu faço algumas vontades dele, SIM,mas estoum disposta a ser mais mãe!

Obrigada pelo comentário

Beijos

Roberta de Souza disse...

Oi Nana. Estou por aqui tb!
Tem promoção lá no meu blog.
participa!
http://mixdeinformacao.blogspot.com/2009/08/so-tenho-agradecer.html

bjkas

disse...

Oi, ganhei outro selinho, e disponibilizei pra vc no meu blog caso queira é claro.
bjs