quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Transtorno de Ansiedade


O que é?
A ansiedade traz sentimento desagradável, vago, indefinido, geralmente acompanhado de sensações como frio no estômago, aperto no peito, coração acelerado, tremores, sudorese e podendo haver também sensação de falta de ar.
É um sinal de alerta, que faz com que a pessoa possa se defender e proteger de ameaças, sendo uma reação natural e necessária para a auto-preservação.
Sentimos ansiedade quando estamos apreensivos pelo desconhecido (uma prova, um novo trabalho, um encontro) ou quando temos medo que algo nos aconteça (quando andamos numa rua escura e temos medo de um assalto) Não é um estado normal, mas é uma reação normal, esperada em determinadas situações. As reações de ansiedade normais não precisam ser tratadas por serem naturais, esperadas e auto-limitadas.
A ansiedade patológica, por outro lado caracteriza-se por ter uma duração e intensidade maior que o esperado pra a situação, e além de não ajudar a enfrentar um fator estressor, ela dificulta e atrapalha a reação.
O transtorno de ansiedade generalizada pode se tornar uma doença crônica se não tratada no início e corretamente.
É uma preocupação exagerada e pode vir acompanhado de sintomas como irritabilidade, tensões musculares, perturbações no sono, entre outros.
Costuma causar um comprometimento significativo no funcionamento social ou ocupacional da pessoa, podendo gerar um acentuado sofrimento.
Além de muitas vezes fazer com que a pessoa torne-se compulsiva por alimentos, cigarro, bebida ou drogas.
O que se sente?
A pessoa pode sentir tremores, inquietação, dor de cabeça, falta de ar, suor em excesso, palpitações, problemas gastro-intestinais, irritabilidade e facilidade em alterar-se. Esses sintomas podem ocorrer na maioria dos dias por pelo menos seis meses. É muito difícil controlar a preocupação, o que pode gerar um esgotamento na saúde física e mental do indivíduo.
Como se faz o diagnóstico?
A procura de um profissional especializado é o primeiro passo.
Um psicólogo ou um psiquiatra poderão avaliar e diagnosticar se é ou não um caso de ansiedade generalizada.
Como se trata?
Primeiro o psicólogo utiliza técnicas psicoterápicas para poder descobrir por que a ansiedade se instalou e ajudar o paciente a aprender lidar com ela para que o sofrimento seja amenizado o segundo passo será descobrir a causa desta ansiedade. Ninguém fica doente por acaso, algum motivo houve e nas doenças emocionais isto não é diferente.
Muitas vezes faz-se necessário o uso de medicação (antidepressivos e/ou ansiolíticos) por um determinado período.
A maioria das pessoas já sente uma significativa redução nos sintomas da ansiedade, quando procuram um profissional e conseguem dividir e discutir suas dificuldades, percebem que não são os únicos a sentirem os sintomas e que existe tratamento para tal transtorno.

Nenhum comentário: