quarta-feira, 26 de agosto de 2009

12 dicas para ser Feliz

Tenho pensado o que é esta tal felicidade que todos nós buscamos?
Na minha profissão como psicóloga, uma das coisas mais importantes é ajudar com que as pessoas encontrem sua estabilidade emocional e se possível em alguns momentos a felicidade.
Mas o que nos faz feliz?
Qual é a receita para encontrá-la?
Acho que seria muito pretensioso da minha parte achar que sei (mesmo pq não sei.. rs), mas sei e posso dizer algumas dicas que poderão (assim espero) ajudar nesta busca...neste encontro.
Vou compartilhar as minhas conclusões com vocês.

1 - Aprenda a se amar.
Fácil? claro que não! mas o importante é tentar, persistir e aprender....
Tenha claro para você quais são suas qualidades e tente controlar seus defeitos.
Faça coisas para você e cuide-se em todos os sentidos!
2-Aprenda a dizer não
Sempre que algo lhe for solicitado, pergunte-se primeiro se quer fazer aquilo... geralmente queremos tanto agradar aos outros que dizemos SIM sem pensar e não dizemos NÃO por medo da rejeição ou por timidez. Isto acarreta um profundo desapontamento próprio e mais, uma sensação de impotência frente ao outro.
Isso nos faz muito mal.
3. Não tente agradar a todos
É muito difícil agradar a todos. Por isso, se esse for esse o seu objetivo, vais sempre ficar insatisfeito. Tente ser autêntico e agradável.
Se alguém não gostar de você assim, paciência!
4. Faça um esforço para se sentir melhor como você é ou se animar para mudar aquilo que te incomoda.
Tem coisas que não conseguimos mudar... as vezes só melhorar e olhe lá! Neste caso temos duas opções... ou ficamos nos lamentando o resto da vida ou damos um jeito para aceitarmos determinadas situações.
Se você acha que está gorda por exemplo e sabe que não conseguirá ser feliz assim, arranje tempo para fazer exercício. Se proponha a comer melhor, faça uma reeducação alimentar se inspire nas meninas dos diversos Blogs que já conseguiram emagrecer de forma saudável.
Assim, quando se sentir melhor, vais ficar orgulhosa pelo esforço feito.
5. Saiba aceitar críticas
Receber críticas é invariavelmente muito difícil!
SEMPRE tente ver as críticas como construtivas e tente aprender algo com elas.
Isso vai te dar um grande prazer.
6. Inicie um novo hobbie
E não precisa de ser de nada caro...
Algum artesanato, colecionar algo ou mesmo tirar fotos de algo que ache interessante (pode ser de animais, bebês, paisagens etc).
E ainda poderá partilhá-las com o mundo, poste em um Blog. Com sorte ainda acabará conhecendo pessoas com o mesmo gosto.
7. Escreva
Inicie um blog ou um diário.
Assim, sempre que algo bom, ruim ou diferente acontecer e você for escrever isso fará com que você preste mais atenção nas coisas, pensar como elas aconteceram, fará você pensar a respeito da situação e se perceber frente a ela.
Este é um ótimo exercício de auto-conhecimento!
8. Tenha um laser, encontre pessoas com gostos semelhantes
Pode ser dançar, para jogar cartas, fazer tricot, ver futebol, ir às compras, etc. Assim, você poderá partilhar bons momentos de diversão, trocar ideias sobre o assunto e aprender mais com os outros.
9. Poupe pequenas quantias, para satisfazer um desejo maior
Se todos os dias comprarmos uma besteirinha no valor de 1 real, ao fim de 360 dias teremos gasto 360 reais. O que dará mais prazer? Acumular quinquilharias ou fazer uma viagem no final do ano? Se a resposta for a viagem, então começa a poupar!
Tenha sonhos, metas e se programe para realizá-los
10. Faça atividade física
É sabido que a atividade física além de ser bom para o corpo é bom para a alma.
Quando nos exercitamos liberamos endorfina, dopamina e uma série de outras substâncias que contribuem para o nosso equilíbrio emocional além de amenizar os sintomas da ansiedade e da depressão
11. Brinque e dê risadas
Se tiver filhos, sobrinhos ou filhos de amigos, brinque com eles.
Acorde sua criança interior corra, jogue, faça desenhos, brinque de mímica ou pule corda.
Relembre como é ter a alegria simples deles.
Nada melhor para renovar nossa alma!
12. Ajudar quem está à sua volta
Saiba que existem milhares de pessoas com problemas piores que os seus, por isso olhe para o lado!
Procure um trabalho voluntário, asilos, hospitais, abrigos de crianças, abrigo de animais sempre necessitam de pessoas dispostas a ajudar. Tenho certeza que ajudando alguém você verá que seus problemas não são tão grandes assim e se sentirá mais feliz e orgulhosa por ter feito algo útil.
Tentem!
Beijos....

6 comentários:

Carol disse...

Preciso aprender a adiministrar varios pontos desses principalmente o 02 e o 03. O resto acho que estou mais ou menos no caminh ...rsrs.
Beijocas

Beta disse...

Oi!!
Tem selinho p vc lá no blog!!!

bjkas

Claudia disse...

Gostei muito do novo blog.
Vamos conhecer o seu lado mais psicóloga, rs!

Todas as dicas já são velhas conhecidas a grande questão, como vc disse, é colocá-las em prática.
Hoje posso dizer que exercito todas elas graças a minha determinação.
Acrescentei a essas, ter uma crença que acho que foi sempre uma dificuldade pra mim. Criada em lar católico nunca concordei com os dogmas e sempre gostei mais de filosofias de vida, a uma religião nos velhos padrões.
Tenho frequentado um lugar que estou gostando muito.

Parabéns pelo novo blog!
bjs

K.R. disse...

OI Nana, concodp cpm vc em gênero , número e grau.... só falta eu seguir a risca! preciso encontrar "essa" felicidade.

K.R. disse...

Oi Nana, concordo com todos estes tópicos, tenho certeza que se eu seguisse a risca ...seria uma mulher mais plena. ...pena que não consigo.

Aline Silva disse...

Td bem :D ?
Passando para retirbui sua visitinha,adorei seu cantinho e tb ja estou te seguindo !!!!

Uma linda semana !!!

Bjs