sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Injeção de Ânimo


Você sabia que a alegria e a tristeza também têm sua origem bioquímica no laboratório que carregamos dentro de nós?

Através da "Nutrição Inteligente" podemos dar uma "mãozinha" nessa bioquímica.

Alguns alimentos fornecem nutrientes e substâncias que participam da produção dos neurotransmissores, mensageiros químicos que favorecem a comunicação entre as células do Sistema Nervoso.

Veja a seguir que alimentos você pode incluir no seu dia-a-dia e assim ajudar a espantar a depressão.

Triptofano e Carboidratos bem humorados

Dos vários neurotransmissores, a serotonina exerce grande influência no estado de humor. Ela é também conhecida como a substância "mágica" e "sedativa" que melhora o humor de um modo geral, principalmente em pessoas com depressão.Os níveis cerebrais de serotonina são dependentes da ingestão de alimentos fontes de triptofano (aminoácido precursor da serotonina) e de carboidratos.
A ingestão de carboidratos leva ao aumento nos níveis de insulina, que auxiliam na "limpeza" dos aminoácidos circulantes no sangue. Nessa limpeza de aminoácidos só escapa o triptofano na barreira hemato-encefálica.

O triptofano, uma vez no cérebro, aumenta a produção de serotonina que é o neurotransmissor capaz de reduzir a sensação de dor, diminuir o apetite, relaxar e até induzir e melhorar o sono. Uma alimentação pobre em carboidratos, por vários dias, pode levar a alterações de humor e depressão, assim como uma alimentação com excesso de proteínas.O caminho é o equilíbrio! Nem de menos, nem de mais.

Fontes de triptofano: carnes magras, peixes, leite e iogurte desnatados, queijos brancos e magros, nozes e leguminosas. Fontes de carboidratos: pães, cereais integrais, biscoitos integrais, massas integrais, arroz integral e selvagem, frutas, legumes e chocolate amargo (com moderação).

Proteínas que dão alegria

O processo de digestão das proteínas fornece os aminoácidos para o nosso corpo formar suas próprias proteínas. Um aminoácido conhecido como tirosina está relacionado com a produção de dopamina e adrenalina, ambos, neurotransmissores que promovem o estado de alerta, o "pique" e a alegria.Fontes de tirosina: peixes, carnes magras, aves sem pele, ovos, leguminosas, nozes e castanhas, leite e iogurte desnatados, queijos magros e tofu.

Folato anti-deprê

O Folato ou ácido fólico é uma potente vitamina antidepressiva natural.Em baixas concentrações no organismo, diminui os níveis cerebrais de serotonina.Fontes de Folato: espinafre, feijão branco, laranja, aspargo, couve de Bruxelas, maçã e soja.

Vitamina B6 com prazer

Faz parte de uma enzima "chave" que participa da produção dos neurotransmissores norepinefrina e serotonina e conseqüentemente melhora o humor.Fontes de B6: frango, atum, banana, cereais integrais, levedo de cerveja, arroz integral, cará, alho e sementes de gergelim.

O Cálcio nosso de cada dia

Diariamente o cálcio deve fazer parte do cardápio de homens e mulheres e assim garantir ossos e dentes saudáveis e ainda de "quebra" doses extras de bom humor!

Os estudos mostraram que esse importante mineral ajuda a controlar e reduzir a irritabilidade e o nervosismo em mulheres que sofrem de TPM (tensão pré-menstrual). Participa da transmissão de impulsos nervosos e contrações musculares. Regulariza a pressão arterial e os batimentos cardíacos.Fontes de Cálcio: leite e iogurte desnatados, queijos magros.

Magnésio, o grande colaborador do Cálcio

Além de ser colaborador do Cálcio, o Magnésio está também envolvido na regulação dos níveis de serotonina.Participa da produção de energia, da contração muscular, da manutenção da função cardíaca normal e da transmissão dos impulsos nervosos.Fontes de Magnésio: tofu, soja, caju, tomate, salmão, espinafre, aveia, arroz integral.

Selênio, um mineral magistral

Segundo os pesquisadores, tudo indica que o selênio tem uma grande participação no estado de humor. Pessoas que tem carência de selênio são mais depressivas, irritadas e ansiosas. Fontes de selênio: castanha do Pará, nozes, amêndoas, atum, semente de girassol, trigo integral, peixes. (2 castanhas do Pará, diariamente, fornecem 200 microgramas de Selênio de forma segura).

Ômega-3, uma gordura do Bem

Os estudos clínicos vem mostrando que os ácidos graxos ômega-3 além de proteger o coração e as artérias, auxiliar na redução do colesterol, manter estáveis os níveis da pressão arterial, fortalecer o sistema imunológico, podem ainda auxiliar nos tratamentos contra depressão. Pessoas que receberam doses de ômega-3 apresentaram melhora nos sintomas de depressão.Fontes de ômega-3: salmão, atum, bacalhau, arenque, cavalinha, sardinha, truta, óleos de peixe e sementes de linhaça.

Pimenta, uma medida picante

As pesquisas científicas constataram que o uso da pimenta vermelha, durante às refeições, proporciona ação no Sistema Nervoso Simpático com respectivo aumento da liberação de noradrenalina e adrenalina, ambos responsáveis pelo estado de alerta e melhora de ânimo em pessoas deprimidas.

Camomila, uma florzinha de longa data

Conhecido de nossas tataravós, a camomila sempre foi usada para acalmar crises de nervosismo. Tem efeitos relaxantes, amenizam a ansiedade e a depressão.Um cafezinho bem brasileiro3 a 4 cafezinhos, ao longo do dia, pode prevenir a depressão, auxiliar na memória e no estado de alerta. O café coado em filtro de papel é o mais indicado.

As substâncias existentes no grão que podem aumentar o colesterol ficam retidas no filtro.

http://www.copacabanarunners.net

Pesagem atrasada

Olá Amigas:

Estas últimas semanas estão uma loucura!!
Minha mãe ficou mto mal por causa do falecimento de um tio meu muito querido... fiquei dando uma força para ela pois ela sempre me ajuda muito!
Pre isso nem tive mto tempo de me cuidar.
Estou devendo a mim mesma um tempo para ginástica, mas tá tudo muito atropelado!! rs
Bom só fui me pesar ontem...
69.200
caramba desta forma não vou chegar nunca na minha meta!!!
Mas esta semana não consegui fazer as coisas direito mesmo... então culpa minha!!

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Pesagem

Estou devendo a pesagem do dia 07 - segunda-feira:
69.5
Fequei feliz de sair da casa dos 70!!!
Queria que tivesse sido mais, mas com feriado até que não foi mal... antes perder do que ganhar!! rs

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Perda de peso melhora saúde e humor de pessoas com depressão



Segundo um estudo efectuado pela Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, os pacientes depressivos perdem não só 8% do seu peso inicial, e redução dos níveis de triglicérides, como também experienciam uma redução significativa dos seus sintomas depressivos.

Os resultados foram constatados após seis meses do programa comportamental de perda de peso, tendo os investigadores avaliado 51 pacientes com depressão e pessoas saudáveis, notando que o programa de exercícios apresentou benefícios para a saúde física e mental dos participantes."Esta pesquisa é nova porque indivíduos clinicamente depressivos normalmente não são incluídos em testes de perda de peso por causa de preocupações de que a perda de peso possa piorar a sua depressão”, adiantaram os autores do estudo.

Os especialistas acreditam nos benefícios da perda de peso para os sintomas depressivos, níveis de triglicérides, o chamado "bom" colesterol, glicose e insulina, concluindo assim que a depressão e a obesidade encontram-se associadas de forma independente a um risco maior de doença cardíaca e derrame cerebral, sendo que essas reduções no peso corporal e nos sintomas de depressão provavelmente melhoram os resultados a nível da saúde a longo prazo

.Fonte: Boa Saúde Pedro Santos