segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Transtornos Alimentares - Anorexia e Bulimia

Emagrecer sim, adoecer jamais!
Desde que comecei este Blog tenho a preocupação em falar sobre saúde.
É muito mais comum do que imaginamos, uma pessoa começar uma dieta e enveredar para um Transtorno Alimentar, por isso muito cuidado com os excessos!!
Se você quer perder peso, faça uma reeducação alimentar, faça exercícios, melhore sua qualidade de vida.
Nunca fique muito tempo sem comer e nem coma quantidades mínimas de comida.
O melhor emagrecimento é o lento... quem emagrece muito rápido depois recupera mais rápido ainda!

Todos nós comemos, não só porque necessitamos de o fazer, como também porque nos dá prazer. No entanto, como em qualquer comportamento humano, o modo de nos alimentarmos varia grandemente de pessoa para pessoa.
Algumas pessoas comem mais, outras menos; algumas engordam com facilidade, outras não. Mas algumas pessoas chegam ao extremo de se magoarem a si mesmas, comendo em excesso ou restringindo a sua alimentação de uma forma abusiva. Nestes casos, podemos falar, respectivamente, de bulimia nervosa e anorexia nervosa.
Embora seja aparentemente fácil distinguir estas duas perturbações alimentares, as pessoas que sofrem das mesmas, por vezes, têm sintomas comuns, acontecendo frequentemente a bulimia desenvolver-se depois de um período de meses ou anos de sintomas anoréticos.
As mulheres sofrem destas perturbações dez vezes mais do que os homens, pelo que ao longo deste texto nos referiremos sobretudo às pessoas do sexo feminino.
No entanto, também os homens devem ler este documento com atenção e procurar ajuda se acharem conveniente. Muitas das vezes, estas perturbações alimentares têm início na adolescência, enquanto os jovens ainda estão em casa. O apoio dos pais será essencial para que o processo terapêutico seja bem sucedido.


SINTOMAS NA ANOREXIA:
Medo de engordar
Restrição da alimentação
Perca excessiva de peso
Prática excessiva de exercício físico
Os períodos menstruais tornam-se irregulares ou mesmo inexistentes
A anorexia habitualmente tem início na adolescência, apesar de poder ter início num período anterior, a infância, ou posterior, aos 30, 40 anos de idade. Pensa-se que as mulheres oriundas de meios sócio-económico-culturais mais elevados e diferenciados têm uma maior incidência desta perturbação, mas também as restantes podem vir a sofrer da mesma.
Com frequência, outros membros da família já tiveram sintomas idênticos. Quase sempre, a anorexia tem início nas vulgares dietas que as adolescentes fazem.
Cerca de 1/3 das pacientes com anorexia tinha peso a mais antes de iniciar tais dietas. No entanto, ao contrário das "dietas comuns", que terminam quando o peso desejado é alcançado, na anorexia a dieta e a perca de peso subsistem até que a pessoa atinge níveis de peso muito inferiores às esperadas para a sua idade. A quantidade ínfima de calorias que são ingeridas; a restrição cada vez mais acentuada de alimentos até ao ponto de só serem ingeridas saladas, fruta ou vegetais; a prática vigorosa de exercício físico e a tomada de comprimidos dietéticos, devem ser vistas como sintomas claros de uma possível anorexia nervosa.
Embora o termo "anorexia" signifique "perca de apetite", o que se passa na realidade é que a pessoa com anorexia mantém o seu apetite normal mas controla drasticamente o mesmo. Com o decorrer do tempo, a anorética pode começar a sofrer de sintomas opostos, próprios da bulimia e tentará, para eliminar aquilo que ingeriu, tomar laxantes ou provocar o vómito de modo a controlar o peso. Ao contrário das pessoas que sofrem de bulimia nervosa "pura", nas anoréticas o peso continuará a ser muito baixo.

NA BULIMIA
Medo de engordar
Alimentação compulsiva (incapacidade de controlar tais episódios)
Peso normal
Os períodos menstruais tornam-se irregulares
Uso excessivo de laxantes e/ou indução do vómito
Esta perturbação alimentar habitualmente atinge uma faixa etária diferente, como seja as mulheres na casa dos 20 anos, que também tiveram um peso excessivo na sua infância.
Tal como as anorécticas, as bulímicas sofrem de um medo excessivo de ganhar peso mas, ao contrário das primeiras, normalmente estas conseguem manter o seu peso normal.
Isto sucede porque, embora tentem, através da indução do vómito e do uso de laxantes, perder peso, o facto é que têm episódios de alimentação compulsiva que não conseguem controlar. Estes episódios caracterizam-se por ingerir grandes quantidades de alimentos gordos em curtíssimos espaços de tempo, por exemplo, comer vários pacotes de bolachas, chocolates e bolos em apenas duas horas. Depois destes episódios, a bulímica irá induzir o vómito e sentir-se-à muito culpada e deprimida. Apesar de toda esta situação ser extremamente desconfortável, cria-se um ciclo vicioso que elas não conseguem ultrapassar e este padrão caótico de alimentação instala-se.
CONSEQUÊNCIAS DA ANOREXIA E BULIMIA

"PASSAR FOME" "VOMITAR" " USO DE LAXANTES"
Sono irregular Ácido gástrico destrói protecção dos dentes Dores de barriga persistentes Obstipação Face inchada (inchaço das gl salivares) Dedos inchados
Dificuldades de concentração Arritmia cardíaca Lesões nos músculos intestinais
Dificuldades de raciocínio Músculos fracos
Depressão Lesões no fígado
Frio Ataques epilépticos
Fragilidade óssea
Músculos atrofiados
Cansaço
Morte

COMO PROCURAR AJUDA
Com os casos de anorexia, são habitualmente os familiares a aperceberem-se de que algo não está bem, ao repararem que a sua irmã ou filha não só está muito magra, como continua a perder peso. Apesar de para os outros esta perca excessiva de peso parecer alarmante, a própria dificilmente admitirá esse facto e continuará, pelo contrário, a achar que está demasiado gorda. De facto, mesmo os outros poderão não se aperceber da gravidade da situação durante algum tempo, uma vez que a vêem a comer grandes quantidades de "alimentos saudáveis" (obviamente dietéticos).
A pessoa com bulimia sentir-se-à frequentemente culpada e envergonhada dos seus comportamentos mas tentará escondê-los custe o que custar.
Para além disso, ingerir grandes quantidades de comida e depois vomitar ou tomar laxantes poderá ser algo extremamente exaustivo e consumidor de tempo. Poderá afectar as suas performances académicas ou profissionais e certamente irá dificultar-lhe muito a sua vida social, pelo que admitir que tem um problema poderá ser extremamente positivo e causar grande alívio.
O primeiro passo para tratar estas perturbações alimentares, será obviamente o reconhecimento de que as mesmas se instalaram.
Quanto mais depressa a própria ou os familiares admitirem que algo não está bem, melhor. Depois disto, é absolutamente indispensável recorrer de imediato a um médico psiquiatra ou psicólogo, preferencialmente numa consulta especializada, pois que a anorexia pode mesmo levar à morte.
O próprio médico de família poderá fazer esta ligação e conduzir o processo da melhor forma. Será essencial o envolvimento de todas as figuras de ligação importantes e também estes devem ter apoio psicológico/psiquiátrico.
Se considerar que poderá estar em risco de sofrer de uma destas perturbações ou se conhece alguém que julga poder estar nesta situação, procure ou indique imediatamente ajuda de um profissional especializado.
É muito comum os pais fecharem os olhos para este problema e esperarem muito para pedir ajuda, o que faz com que o tratamento seja mais longo e difícil.
Anorexia e Bilimia são doenças GRAVES que podem ocasionar a morte!

http://www.fct.unl.pt/aluno/gapa/dificuladades-psicologicas-anorexia-e-bulimia


Olá Amigas:

Hoje foi dia de pesagem... 70 kg...

Fiquei meio decepcionada mas no final de semana acabei saindo um pouco da linha.

Esta semana pegarei mais pesado!

Bjs

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

12 dicas para ser Feliz

Tenho pensado o que é esta tal felicidade que todos nós buscamos?
Na minha profissão como psicóloga, uma das coisas mais importantes é ajudar com que as pessoas encontrem sua estabilidade emocional e se possível em alguns momentos a felicidade.
Mas o que nos faz feliz?
Qual é a receita para encontrá-la?
Acho que seria muito pretensioso da minha parte achar que sei (mesmo pq não sei.. rs), mas sei e posso dizer algumas dicas que poderão (assim espero) ajudar nesta busca...neste encontro.
Vou compartilhar as minhas conclusões com vocês.

1 - Aprenda a se amar.
Fácil? claro que não! mas o importante é tentar, persistir e aprender....
Tenha claro para você quais são suas qualidades e tente controlar seus defeitos.
Faça coisas para você e cuide-se em todos os sentidos!
2-Aprenda a dizer não
Sempre que algo lhe for solicitado, pergunte-se primeiro se quer fazer aquilo... geralmente queremos tanto agradar aos outros que dizemos SIM sem pensar e não dizemos NÃO por medo da rejeição ou por timidez. Isto acarreta um profundo desapontamento próprio e mais, uma sensação de impotência frente ao outro.
Isso nos faz muito mal.
3. Não tente agradar a todos
É muito difícil agradar a todos. Por isso, se esse for esse o seu objetivo, vais sempre ficar insatisfeito. Tente ser autêntico e agradável.
Se alguém não gostar de você assim, paciência!
4. Faça um esforço para se sentir melhor como você é ou se animar para mudar aquilo que te incomoda.
Tem coisas que não conseguimos mudar... as vezes só melhorar e olhe lá! Neste caso temos duas opções... ou ficamos nos lamentando o resto da vida ou damos um jeito para aceitarmos determinadas situações.
Se você acha que está gorda por exemplo e sabe que não conseguirá ser feliz assim, arranje tempo para fazer exercício. Se proponha a comer melhor, faça uma reeducação alimentar se inspire nas meninas dos diversos Blogs que já conseguiram emagrecer de forma saudável.
Assim, quando se sentir melhor, vais ficar orgulhosa pelo esforço feito.
5. Saiba aceitar críticas
Receber críticas é invariavelmente muito difícil!
SEMPRE tente ver as críticas como construtivas e tente aprender algo com elas.
Isso vai te dar um grande prazer.
6. Inicie um novo hobbie
E não precisa de ser de nada caro...
Algum artesanato, colecionar algo ou mesmo tirar fotos de algo que ache interessante (pode ser de animais, bebês, paisagens etc).
E ainda poderá partilhá-las com o mundo, poste em um Blog. Com sorte ainda acabará conhecendo pessoas com o mesmo gosto.
7. Escreva
Inicie um blog ou um diário.
Assim, sempre que algo bom, ruim ou diferente acontecer e você for escrever isso fará com que você preste mais atenção nas coisas, pensar como elas aconteceram, fará você pensar a respeito da situação e se perceber frente a ela.
Este é um ótimo exercício de auto-conhecimento!
8. Tenha um laser, encontre pessoas com gostos semelhantes
Pode ser dançar, para jogar cartas, fazer tricot, ver futebol, ir às compras, etc. Assim, você poderá partilhar bons momentos de diversão, trocar ideias sobre o assunto e aprender mais com os outros.
9. Poupe pequenas quantias, para satisfazer um desejo maior
Se todos os dias comprarmos uma besteirinha no valor de 1 real, ao fim de 360 dias teremos gasto 360 reais. O que dará mais prazer? Acumular quinquilharias ou fazer uma viagem no final do ano? Se a resposta for a viagem, então começa a poupar!
Tenha sonhos, metas e se programe para realizá-los
10. Faça atividade física
É sabido que a atividade física além de ser bom para o corpo é bom para a alma.
Quando nos exercitamos liberamos endorfina, dopamina e uma série de outras substâncias que contribuem para o nosso equilíbrio emocional além de amenizar os sintomas da ansiedade e da depressão
11. Brinque e dê risadas
Se tiver filhos, sobrinhos ou filhos de amigos, brinque com eles.
Acorde sua criança interior corra, jogue, faça desenhos, brinque de mímica ou pule corda.
Relembre como é ter a alegria simples deles.
Nada melhor para renovar nossa alma!
12. Ajudar quem está à sua volta
Saiba que existem milhares de pessoas com problemas piores que os seus, por isso olhe para o lado!
Procure um trabalho voluntário, asilos, hospitais, abrigos de crianças, abrigo de animais sempre necessitam de pessoas dispostas a ajudar. Tenho certeza que ajudando alguém você verá que seus problemas não são tão grandes assim e se sentirá mais feliz e orgulhosa por ter feito algo útil.
Tentem!
Beijos....

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Depressão - Uma questão de peso



Nem sempre a sensação de que a vida “perdeu o colorido” induz à falta de apetite e ao consequente emagrecimento.

Muitas vezes, esta impressão faz o ponteiro da balança disparar, levando à obesidade.
O fato é que as duas doenças estão intimamente ligadas.
Quem esclarece o assunto é a psicóloga e mestre em nutrição Mara Lofrano, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
Como a depressão pode desencadear a obesidade?
Isto ocorre quando a comida é usada como mecanismo compensatório (a pessoa se alimenta na tentativa de aliviar a tristeza), havendo episódios de compulsão alimentar. Além deste fator, o uso de antidepressivos, que aumentam o apetite, pode alterar o metabolismo deixando-o mais lento e propenso ao ganho de peso. Devemos levar em conta, também, o próprio distúrbio emocional. Ele faz a pessoa ficar sem ânimo para praticar atividades físicas, optando, ao contrário, por ficar em casa, deitada e isolada do mundo. Tal inatividade tende ao aumento da massa corporal.
Na situação inversa, quando é que a obesidade gera a depressão?
Nesse caso, os fatores que contribuem para o quadro são: baixa autoestima, insatisfação com a imagem corporal, isolamento social, sentimentos de rejeição, frustração, culpa e vergonha.
A compulsão alimentar, então, já é uma manifestação da depressão?
Sim. Ela, inclusive, acomete até 30% das pessoas com obesidade. Portanto, ficar atento a este “sinal” é uma forma de detectar que algo não está bem. Este descontrole alimentar frequente pode ser fruto de conflitos emocionais e, se não tratados, podem causar um estado depressivo.
Existem outros problemas de ordem emocional que podem ocorrer em pessoas com peso excessivo?
Sem dúvida. A obesidade é um fator de risco para o desenvolvimento e/ou agravamento de doenças psiquiátricas tais como: transtorno bipolar, transtorno alimentar e ansiedade generalizada. Entretanto, isto não significa que todos os obesos estejam propensos a estes distúrbios.
Há estatísticas que comprovam a relação entre obesidade e depressão?
Sim. Estudos demonstram que 30% das pessoas podem ter depressão ao longo da vida, enquanto os indivíduos obesos têm até três vezes mais (89%) chances de manifestá-la..
Existe um elo forte entre depressão e obesidade. O tratamento deve ser feito em longo prazo, atrelado a mudanças no estilo de vida
Numa população obesa, qual é o período mais “propício” para que ela se manifeste?
Na adolescência existe uma busca pela aceitação. Os jovens passam, sobretudo, a ter dificuldades de entender e lidar com seu novo universo – físico e mental. Há ainda uma extrema preocupação com a imagem corporal. Dentro deste contexto, é possível dizer que a depressão seja mais comum nesta fase. No entanto, vale ressaltar que os sintomas desta doença, podem surgir em qualquer idade. O que influencia – de fato – é o grau de obesidade apresentado pela pessoa, os conflitos emocionais, baixa autoestima, insatisfação com a aparência, isolamento social, bem como sentimentos de inferioridade, culpa, vergonha, medo, dentre outras questões que podem aparecer.
Qual seria o tratamento indicado para uma pessoa obesa e depressiva?
Como, acima de tudo, a obesidade é uma doença multifatorial (provém de diversas causas), é importante o acompanhamento e controle de médico, psicólogo (ou psiquiatra, mediante a necessidade de antidepressivos), nutricionista e educador físico. Este é o ÚNICO tratamento efetivo para essa doença e deve ser feito em longo prazo, atrelado a mudanças no estilo de vida.
Entre estes novos hábitos, qual deles você destacaria?
A prática esportiva. Exercícios são indispensáveis à saúde física e psicológica. Além de reduzir medidas, ameniza os efeitos do estresse, que podem levar à depressão. No entanto, é válido ressaltar a importância do acompanhamento de um profissional habilitado (educador físico) para definir o tipo, a intensidade e a duração desta atividade. Incorporá-la ao dia a dia só trará benefícios.
A discriminação que uma pessoa obesa sofre, devido à sua condição, acentua a depressão. O que ela pode fazer para administrar essa situação?
Não existe uma atitude “correta” para evitá-la, porque cada um tem maneiras diferentes de lidar com questões, que podem incomodar ou até mesmo “ferir” seu estado psicológico. Contudo, buscar “dentro de si” recursos próprios de enfrentamento para tais situações é essencial. Sobretudo, acreditar na sua capacidade de mudança. Na maioria das vezes, no entanto, a pessoa não é capaz de encontrar a “saída” sozinha, desta forma, é imprescindível a atuação de um psicólogo para auxiliá-la.
Shirley Santos

Pesagem

Dia de Pesagem:
1.300 kg em 7 dias
ADOREI!!
Não imaginava que seria tanto, mesmo pq não fiz atividade física esta semana... tô feliz!!!

domingo, 23 de agosto de 2009

DEPRESSÃO -VOCÊ PODE TER E NÃO SABER !!!


As vezes o sintoma primário da depressão não é a tristeza clássica, aquele choro descontrolado ou a vontade de só ficar na cama, podem ser: ansiedade, irritação, falta de auto-estima, aumento ou diminuição do peso, distanciamento social, falta de vontade de fazer coisas que antes lhe eram agradáveis, esquecimento, diminuição da libido, cansaço, falta de energia em fazer as coisas, excesso ou falta de sono, pressão no peito, dores pelo corpo, dores de cabeça geralmente não justificadas por problemas médicos...

Trata-se de uma disfunção mente-corpo complexa e que compreende ambos, sintomas emocionais e físicos.

Por isso muita gente tem dificuldade em relacionar estes sintomas com a depressão.

Esta situação (depressão) tanto pode acontecer em qualquer fase da vida.

Muitas vezes, as pessoas com depressão não recorrem à ajuda profissional, pois não associam os seus sintomas aos da doença, especialmente quando se tratam de sintomas físicos ou mudança.

Estima-se que em todo o mundo, cerca de 340 milhões de pessoas sofrem de depressão.

No entanto, 75% nunca receberam qualquer tipo de tratamento.

Atualmente, a depressão é a quarta causa de incapacidade ao nível mundial e pensa-se que em 2020, passará para segundo lugar.

Tratamento:

- Psicoterapia
Vai procurar as causas de você ter ficado doente e ajudar você a fazer as mudanças necessárias na sua vida para que exista uma melhora efetiva e que a depressão não volte mais.
Geralmente adoecemos porque nos esquecemos de nós mesmos, a psicoterapia nos ajuda a aprender a ver nossas qualidades, a cuidarmos mais da gente, o que faz com que nossa auto estima aumente.
- Antidepressivos (com acompanhamento psiquiátrico).
Os antidepressivos ajudam a amenizar os sintomas, mas não curam a depressão... por isso é tão importante o papel da psicoterapia
.
Se você lendo esta lista de sintomas fez você suspeitar que possa estar com Depressão... Procure um especialista para te ajudar.
A Depressão é tratável e ninguém merece arrastar estes sintomas ao longo da vida.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

30 DICAS CONTRA A ANSIEDADE (ALIMENTAR)

1. A finalidade não é “deixar de sentir ansiedade” mas aprender a lidar com ela.
2. Fazer “regime” é grande fonte de ansiedade. “Regime” está ligado à punição, privação, frustração. É “tudo ou nada” ou a gente faz e “não come” ou não faz e devora o que vem a frente. Troque o “regime” por uma orientação nutricional personalizada, equilibrada e SABOROSA! Quem faz regime quer resultados para ontem...
3. Não tente abreviar o processo bancando a “faquir”, pulando refeições ou jejuando para “ir mais rápido”. Além de não adiantar, sua ansiedade será aumentada e você irá direto para o prato. Não fique sem comer por mais de 3 ou 4 horas. Favorece os ataques de comer.
4. É normal sentir ansiedade diante de situações novas e não previstas . Planeje, dentro do seu estilo de vida, horários aproximados e constantes para suas refeições e o que irá comer. Você se acostumará a sentir fome nestes horários.
5. Fome não é catástrofe! Quando senti-la, calma! Observe que sentirá sensações diferentes da “vontade de comer” (um certo vazio no estômago, às vezes fraqueza, etc). Não vá como uma doida para qualquer alimento. Aceite-a tranqüilamente como uma sensação saudável do seu organismo que você irá satisfazer com a comida que foi planejada, ingerida lentamente, muito bem mastigada, concentrando-se “com todos os sentidos”, saboreando cada bocado, fazendo pausas entre as garfadas. De quando em quando preste a atenção na sensação de saciedade que está aparecendo. Pergunte-se “ainda estou com fome?” Se estiver, coma um pouco mais, senão pare! ACOSTUME-SE A COMER PORQUE TEM FOME E NÃO PORQUE HÁ COMIDA DISPONÍVEL.
6. Claro que existem alimentos que devem ser ingeridos dentro de limites, mas não os elimine. Cuidado com “alimentos proibidos!” Dão muita ansiedade, tentação, depois culpa e sensação de “estar tudo perdido!” Não “tranque a boca!” Abra-a com RESPONSABILIDADE!
7. Pior que “sair da dieta” é “achar que saiu da dieta”. A culpa, a sensação de fracasso, leva a uma baita ansiedade que poderá levá-la a comer muito mais. O problema de um bombom a mais é levar à caixa toda, como forma de autopunição.
8. Aceite seus “escorregões”.Encare esses episódios com serenidade. Caiu? Levanta! Errou? Corrige! Falhas ocorrerão e deverão ser encaradas como oportunidades para aprendizagem!
9. INCLUA O PRAZER NA SUA DIETA E EM TODO O SEU ESTILO DE VIDA. Mudar estilo de vida é mudar hábitos. Um novo comportamento só irá se constituir um hábito se for prazeroso.Prazer na comida sim senhora! Comida monótona, ruim, sem gosto leva ao desânimo! AGORA, PRAZER NÃO É QUANTIDADE MAS QUALIDADE! É DADO PELO TEMPO EM QUE MANTEMOS PEQUENA PORÇÃO DO ALIMENTO EM CONTATO COM A PAPILA GUSTATIVA!
10. Da mesma forma, faça exercícios físicos que lhe dêem prazer. O melhor exercício é aquele que, mesmo cansada hoje, você sente vontade de fazê-lo amanhã e não o que é só uma obrigação chata que você não vê a hora de se livrar.
11. Não fique o dia todo pensando em sua dieta e maldizendo-se porque é gorda. Aprimore os outros aspectos da sua vida. Divirta-se, leia, encontre seus amigos! FAÇA! AUMENTE SUAS FONTES DE PRAZER! NÃO EVITE SITUAÇÕES “PORQUE ESTÁ GORDA”.
12. Pergunte-se o que você espera do emagrecimento! Não espere resolver todos os seus problemas adquirindo uma silhueta mais fina! O desapontamento pode ser grande...
13. Verifique se não está havendo uma “ligação direta” da ansiedade decorrente de dificuldades de resolver problemas no dia a dia com a comida. O único “problema” que a comida resolve é o da fome e da nutrição. Os demais precisarão de outras alternativas.
14. Cuidado com os falsos padrões de beleza, inatingíveis para a maioria das pessoas! A busca de um falso objetivo torna-se muito angustiante! Não existe beleza sem saúde e você pode ser bonita sim, sem renunciar à sua individualidade. Desenvolva uma “identidade estética!” Seja você mesma!
15. Fuja do mito do “peso ideal”. Troque-o por “PESO VIÁVEL”. Aquele clinicamente saudável, que a deixe bonita e que seja fácil manter. RESPEITE SEU TIPO FÍSICO.
16. DESENVOLVA SUA AUTO-ESTIMA OU ESTARÁ SEMPRE ANSIOSA E INSATISFEITA! Lembre-se que, tão importante como SER ou ESTAR bonita É SENTIR-SE BONITA! Beleza é uma questão de imagem e AUTO – IMAGEM!
17. Não tenha pressa para emagrecer. Você ficará ansiosa, frustrada, sempre com a sensação de que “não está dando certo” e daí para a comida é um pulo...
18. Cuidado com a “balançomania”. Pesar-se toda hora, todo dia traz enorme grau de frustração. A flutuação de peso é esperada e mal interpretada é realmente angustiante.
19. O stress é companheiro da ansiedade. Desenvolva mecanismos anti-stress. Pratique atividades prazerosas, alguma forma de relaxamento, alguma atividade esportiva recreativa e não competitiva, administre seu tempo. Faça aquilo que você pode realmente fazer em determinada situação. Não se preocupe com o que não pode ser feito! Não adiante nada e você ficará menos ansiosa. INCLUA-SE EM SUA AGENDA!
20. A compulsão alimentar é disparada pela ansiedade. Identifique os primeiros sinais de risco (pensamentos, situações, emoções etc) e faça algo que seja prazeroso e incompatível com ato de comer. Tenha consigo uma lista destas atividades e as acione ao primeiro sinal de ansiedade. Visitar ou telefonar para uma amiga, fazer uma atividade física, digitar um trabalho no computador, escrever, pintar ou fazer um trabalho de argila etc.
21. Adie o mais possível a satisfação do impulso de comer. Se ao sentir os primeiros sinais de ansiedade você der uma caminhada verificará que sua “vontade” de comer diminuiu! O tempo é seu grande aliado!
22. Não tenha alimentos de risco em casa. Se você sentir-se ansiosa para devorar chocolate e tiver que sair para comprá-lo ganhará tempo. Compre só uma unidade. Volte para casa, anote no seu diário alimentar que irá comê-lo. Espere cinco minutos e coma-o lentamente. O chocolate não foi proibido e o impulso foi bastante enfraquecido. Se estiver ansiosa por um bolo, prepare-o. Não o tenha em casa.
23. ALGUMAS FORMAS DE ANSIEDADE ALIMENTAR DECORREM DE PROBLEMAS PSICOLÓGICOS NÃO RESOLVIDOS: afetivos, conjugais, de relacionamento, sexuais, timidez excessiva, depressão, etc. NÃO EXITE EM PROCURAR AJUDA DE UM PROFISSIONAL. Muitas vezes estes fatores mantém uma obesidade e, tratados, levam a pessoa ao emagrecimento.
24. Determinados momentos da vida, mal avaliados, geram grande ansiedade. A mãe que criou seus filhos pode sentir-se “sem função”. Suas fontes de prazer escasseiam e a comida poderá ser priorizada. Se você criou e encaminhou seus filhos, parabéns! Mas a vida não acabou! Faça um curso, reuna suas amigas, vá a uma academia! Cultive outras formas de prazer!
25. VIVA O DIA DE HOJE! Ontem já se foi e o amanhã ainda não veio! O tempo é HOJE!
26. Valorize o que você já fez. Não fique lamentando o que não fez ou o que deveria ter feito!
27. Estabeleça metas viáveis. Por exemplo, começar a caminhar dez minutos todos os dias esta semana. Certamente poderá cumpri-las. Propostas do tipo “vou correr 10 km por dia”, se você é sedentária, são descabidas e causam frustração. Gratifique-se a cada meta conquistada!
28. Você deve emagrecer, por sua saúde, sua beleza, sua vontade. Não para agradar quem quer que seja. Desenvolva uma motivação interna.
29. VIVA ENQUANTO EMAGRECE. NÂO ESPERE EMAGRECER PARA VIVER.
30. COMA QUANDO TIVER FOME! NÃO COMA QUANDO ESTIVER ANSIOSA!
FONTE: http://www.tommaso.psc.br/site/artigos/?id_artigo=56

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Notícias rápidas

- Estou seguindo tudo direitinho!! só não vou postar todo dia tudo que como por profunda falta de tempo, mas confesso que me sinto muito melhor quando como mais frutas, legumes e verduras!!
- Não consegui fazer nada de atividade física, fiquei com inflamação no ouvido e garganta e por isso achei melhor esperar melhorar e semana que vem começar!
- Esta semana tive muitas emergências no consultório o que me fez estar exausta hj... quinta feira, não vejo a hora de chegar sábado.. rs
- Tenho algumas amigas que se animaram e também estão querendo emagrecer... de turminha á mais bacaninha mesmo!! rs
Beijos!!!!

Transtorno de Ansiedade


O que é?
A ansiedade traz sentimento desagradável, vago, indefinido, geralmente acompanhado de sensações como frio no estômago, aperto no peito, coração acelerado, tremores, sudorese e podendo haver também sensação de falta de ar.
É um sinal de alerta, que faz com que a pessoa possa se defender e proteger de ameaças, sendo uma reação natural e necessária para a auto-preservação.
Sentimos ansiedade quando estamos apreensivos pelo desconhecido (uma prova, um novo trabalho, um encontro) ou quando temos medo que algo nos aconteça (quando andamos numa rua escura e temos medo de um assalto) Não é um estado normal, mas é uma reação normal, esperada em determinadas situações. As reações de ansiedade normais não precisam ser tratadas por serem naturais, esperadas e auto-limitadas.
A ansiedade patológica, por outro lado caracteriza-se por ter uma duração e intensidade maior que o esperado pra a situação, e além de não ajudar a enfrentar um fator estressor, ela dificulta e atrapalha a reação.
O transtorno de ansiedade generalizada pode se tornar uma doença crônica se não tratada no início e corretamente.
É uma preocupação exagerada e pode vir acompanhado de sintomas como irritabilidade, tensões musculares, perturbações no sono, entre outros.
Costuma causar um comprometimento significativo no funcionamento social ou ocupacional da pessoa, podendo gerar um acentuado sofrimento.
Além de muitas vezes fazer com que a pessoa torne-se compulsiva por alimentos, cigarro, bebida ou drogas.
O que se sente?
A pessoa pode sentir tremores, inquietação, dor de cabeça, falta de ar, suor em excesso, palpitações, problemas gastro-intestinais, irritabilidade e facilidade em alterar-se. Esses sintomas podem ocorrer na maioria dos dias por pelo menos seis meses. É muito difícil controlar a preocupação, o que pode gerar um esgotamento na saúde física e mental do indivíduo.
Como se faz o diagnóstico?
A procura de um profissional especializado é o primeiro passo.
Um psicólogo ou um psiquiatra poderão avaliar e diagnosticar se é ou não um caso de ansiedade generalizada.
Como se trata?
Primeiro o psicólogo utiliza técnicas psicoterápicas para poder descobrir por que a ansiedade se instalou e ajudar o paciente a aprender lidar com ela para que o sofrimento seja amenizado o segundo passo será descobrir a causa desta ansiedade. Ninguém fica doente por acaso, algum motivo houve e nas doenças emocionais isto não é diferente.
Muitas vezes faz-se necessário o uso de medicação (antidepressivos e/ou ansiolíticos) por um determinado período.
A maioria das pessoas já sente uma significativa redução nos sintomas da ansiedade, quando procuram um profissional e conseguem dividir e discutir suas dificuldades, percebem que não são os únicos a sentirem os sintomas e que existe tratamento para tal transtorno.

domingo, 16 de agosto de 2009

Movimentando a Energia

Este final de semana comecei minha REFORMA....
Comecei pela cozinha e sala, mas ainda faltam os quartos e banheiro.
Resolvi jogar fora TUDO que não uso, que não gosto ou que não quero mais.
Tirei sacos e sacos de coisas inúteis, velhas e coisas que ganhei e que não gostava.
Sabe aquelas coisas que vc compra ou ganha e passa anos sem usar.
Coisas que estavam ocupando espaço, na minha casa e na minha vida.
Quero abrir espaço para coisas novas....renovar as energias
As portas estão abertas!!

sábado, 15 de agosto de 2009

Tabela dos pontos na Dieta dos pontos

ESTA É A DIETA QUE COMEÇAREI A PARTIR DE AMANHÃ.....
PARA QUEM QUER PERDER 1 KG POR SEMANA, O IDEAL SÃO 335 PONTOS O QUE EQUIVALE A UMA DIETA DE 1200 CALORIAS POR DIA.

Confira a quantos pontos correspondem os alimentos

Temperos-ZERO PONTOS
Alecrim, alho, canela, cheiro-verde, cominho, curry, gengibre, hortelã, louro, mostarda (grão), noz-moscada, pimenta, raiz-forte, sal, salsão, suco de limão, tomilho, vinagre.VerdurasAcelga, agrião, alface, alga-marinha, almeirão, chicória, couve, erva-doce, escarola, espinafre, jiló, maxixe, mostarda, nabo, pepino, pimentão, rabanete, repolho, rúcula, salsão, taioba, tomate.BebidasÁgua, café, chá, limonada (tudo sem açúcar)

Legumes-10 PONTOS
Abóbora, abobrinha, alcachofra, aspargo, berinjela, beterraba, brócolis, broto de bambu, broto de feijão, cebola, cebolinha, cenoura, chuchu, cogumelo, couve-flor, ervilha fresca, palmito, quiabo, vagem.

Frutas-11 PONTOS
Abacate (1/4 de unidade pequena)
Abacaxi (1 rodela pequena)
Abricó (1/2 xícara de chá)
Ameixa (2 unidades pequenas)
Amora (1 pires de chá)
Banana-maçã (1 unidade)
Banana-nanica (1/2 unidade)
Banana-ouro (2 unidades)
Banana-prata (1 unidade)
Caju (2 unidades)
Caqui (1 unidade)
Carambola (1 unidade)
Cereja (10 unidades)
Damasco (2 unidades)
Figo fresco (1 unidade)
Framboesa (1/2 copo)
Fruta-do-conde (1/2 unidade)
Goiaba (1 unidade)
Grapefruit (1/2 unidade)
Jabuticaba (1 pires de chá)
Kiwi (1 unidade)
Laranja (1 unidade)
Lima-da-pérsia (1 unidade)
Maçã (1 unidade)
Mamão (1 fatia pequena)
Manga (1 unidade)
Maracujá (1 unidade)
Melancia (1 fatia média)
Melão (1 fatia média)
Morango (10 unidades)
Nectarina (10 unidades)
Papaia (1/4 unidade)
Pêra (1 unidade)
Pêssego (1 unidade)
Pitanga (1 xícara de chá)
Salada de frutas (1/2 porção)
Tâmara (2 unidades)
Tangerina (1 unidade)
Toranja (1 xícara de chá)
Uva (12 unidades)
Uva passa (1 colher de sopa)

Gorduras-15 PONTOS
Manteiga - 1 col. chá rasa
Margarina - 1 col. chá rasa
Óleo - 1 col. de chá rasa
Azeite - 1 col. de chá rasa
Creme de Leite - 1 col. de sopa rasa
Chantilly - 1 col. de sobremesa rasa
Tirar bacon e banha, trocando por chantilly e creme de leite

Grãos e Farináceos-20 PONTOS
Arroz (2 colheres de sopa)
Aveia em flocos (1 colher de sopa)
Bardana (2 pedaços pequenos)
Batata (1 unidade média)
Batata-doce (1 unidade pequena)
Creme de milho (1 colher de sopa)
Cuscuz (1 fatia média)
Ervilha (4 colheres de sopa)
Farelo de aveia (1 colher de sopa)
Farelo de trigo (2 colheres de sopa)
Farinha de trigo (2 colheres de sopa)
Farofa (1 colher de sopa)
Fava (2 colheres de sopa)
Feijão (4 colheres de sopa rasas)
Feijão-branco (2 colheres de sopa)
Flocos de arroz (1 colher de sopa)
Flocos de milho (1 colher de sopa)
Fubá (1 colher de sopa)
Gergelim (1 colher de sobremesa)
Germe de trigo (1 colher de sopa)
Grão-de-bico (3 colheres de sopa)
Lentilha (4 colheres de sopa)
Macarrão cozido (1 xícara de chá)
Maisena (1 colheres de sopa)
Mandioca (1 pedaço pequeno)
Mandioquinha (3 pedaços pequenos)
Matzá (1 unidade)
Milho verde (3 colher de sopa)
Polenta assada (1 fatia pequena)
Purê de batata (1 colher de sopa)
Risoto (1 ½ colher de sopa)
Sucrilhos (1 colher de sopa)
Tapioca (2 colheres de sopa rasas)
Trigo sarraceno (1 ½ colher de sopa)

Pães e bolachas-20 PONTOS
Cream cracker (3 unidades)
Bolacha de água (3 unidades)
Broa de milho (1/3 de unidade)
Croissant (1/3 de unidade)
Pão de centeio (1 fatia)
Pão comum (1 fatia)
Pão de fôrma (1 fatia)
Pão de glúten (1 fatia)
Pão de hambúrguer (1/3 de unidade)
Pão de hot-dog (1/3 de unidade)
Pão de leite (1 fatia)
Pão de queijo (1 unidade pequena)
Pão francês (1/2 unidade)
Pão integral (1 fatia)
Pão italiano (1 fatia pequena)
Pão sírio (1 unidade pequena)
Torrada (1 fatia)

Carnes-25 PONTOS
Almôndega (1 unidade média)
Arenque defumado (1 porção pequena)
Atum em conserva (1 colher de sopa)
Aves sem pele (1 porção pequena)
Bacalhau (1 pires de café)
Cabrito (1 porção pequena)
Camarão seco (1 colher de sopa)
Caranguejo (1 pires de chá)
Carne de soja (1 porção média)
Carne gorda de vaca (1 porção pequena) (costela, alcatra, cupim, músculo,picanha, rabada)
Carne magra de vaca (1 porção média)
Carne moída (2 colheres de sopa)
Carne-seca (1 colher de sopa)
Coelho (1 porção pequena)
Cordeiro (1 porção pequena)
Fígado de boi (1 porção pequena)
Hambúrguer (1 unidade)
Lagosta (1 porção pequena)
Língua (1 fatia fina)
Lingüiça (1 unidade)
Lombo defumado (1 porção pequena)
Lula (1 pires de chá)
Marisco (1 xícara de chá)
Miolo (1 porção pequena)
Miúdos (1 porção pequena)
Ostras/mexilhões (5 unidades médias)
Ovo (1 unidade)
Ovo de codorna (4 unidades)
Peito de peru defumado (2 fatias finas)
Peixe em conserva (1 colher de sopa)
Peixe fresco (1 porção média)
Peixe salgado (1 porção pequena)
Polvo (1 pires de chá)
Porco (1/2 porção pequena)
Presunto (1 fatia fina)
Quibe assado (1 fatia média)
Quibe cru (1 porção média)
Rã (1 pires de chá)
Rosbife (2 fatias finas)
Salmão defumado (1 porção pequena)
Salsicha (1 unidade)
Sardinha em óleo (1 unidade)
Sardinha em tomate (3 unidades)
Sardinha fresca (5 unidades)
Vieira (1 pires de chá)

Queijos-25 PONTOS
Alouette natural (1 colher de sopa rasa)
Camembert (1 fatia pequena)
Fondue (1 colher de sopa)
Gorgonzola (1 fatia pequena)
Gruyére (1 fatia pequena)
Minas (1 fatia média)
Mussarela (1 fatia pequena)
Mussarela de búfala (1/2 unidade)
Parmesão (1 colher de sopa rasa)
Polenguinho (1 unidade)
Prato (1 fatia pequena)
Provolone (1 fatia pequena)
Tofu (1 fatia grande)
Requeijão (2 colheres de sobremesa)
Ricota (1 fatia grande)
Roquefort (1 fatia pequena)

Leite e derivados-42 PONTOS
Coalhada seca (2 colheres de sopa)
Creme de leite (2 colheres de sopa)
Iogurte (1 copo - 200 ml)
Iogurte desnatado (2 copos - 400 ml)
Leite de soja (1/2 copo - 100 ml)
Leite integral (1 copo - 200 ml)
Leite integral em pó (1 ½ colher de sopa)
Leite desnatado (2 copos - 400 ml)

PONTOS EXTRAS
Para frituras multiplique o valor do alimento por 3.
Para alimentos à milanesa ou empanados, multiplique por 4.
Nas refeições caseiras, acrescente 15 pontos à soma (referentes ao óleo usado no preparo).

APERITIVOS E LANCHES
Amêndoa (1 unidade) - 5 pontos
Amendoim (1 colher de sopa) - 45 pontos
Azeitona (1 unidade) - 5 pontos
Barra de cereais (1 unidade) - 28 pontos
Batata chips (80 gramas) - 118 pontos
Batata frita (porção grande) - 110 pontos
Beirute - 140 pontos
Biscoito de polvilho (50 gramas) - 60 pontos
Castanha de caju (1 colher de sopa) - 35 pontos
Castanha-do-pará (1 colher de sopa) - 35 pontos
Caviar (4 colheres de chá) - 25 pontos
Cebolinha em conserva (2 colheres de sopa) - 10 pontos
Croquete (1 unidade pequena) - 10 pontos
Coxinha (1 unidade pequena) - 10 pontos
Empadinha (1 unidade pequena) - 10 pontos
Esfiha (1 unidade pequena) - 10 pontos
Folhado (1 unidade pequena) - 10 pontos
Hambúrguer - 72 pontos
Misto-quente - 90 pontos
Nozes (1/2 xícara de chá) - 50 pontos
Pastel (1 unidade pequena) - 10 pontos
Patê de berinjela (1 colher de chá) - 10 pontos
Patê de fígado (1 colher de chá) - 15 pontos
Patê de galinha (1 colher de chá) - 10 pontos
Pinhão cozido (1 xícara de chá) - 40 pontos
Pistache (1/2 xícara de chá) - 50 pontos
Quibe (1 unidade pequena) - 10 pontos
Sanduíche tipo americano - 160 pontos
Semente de abóbora (1/2 xícara de chá) - 40 pontos
Tapioca (1 porção) - 90 pontos
Torresmo (1 colher de sopa) - 30 pontos
Torta salgada (1 pedaço médio) - 50 pontos
Tremoço (1 xícara de chá) - 55 pontos

BEBIDAS
As alcoólicas valem mais pontos
Água-de-coco (200 ml) - 10 pontos
Batida de frutas (100 ml) - 60 pontos
Caldo de cana (200 ml) - 45 pontos
Cerveja ou chope (200 ml) - 24 pontos
Gim (1 dose) - 40 pontos
Licor (1 dose) - 50 pontos
Refrigerante (200 ml) - 22 pontos
Suco de maçã (1 caixinha) - 25 pontos
Suco de vegetais (1 caixinha) - 15 pontos
Saquê (1 dose) - 40 pontos
Vermute (1 dose) - 40 pontos
Vinho (1 taça) - 35 pontos
Vodca (1 dose) - 40 pontos
Uísque (1 dose) - 40 pontos

DIET & LIGHT
Bala (1 unidade) - 2 pontos
Cappuccino (1 colher de chá) - 5 pontos
Chocolate em pó (1 colher de chá) - 10 pontos
Frozen yogurt (1 porção) - 17 pontos
Gelatina (1 taça) - 5 pontos
Geléia (1 colher de chá) - 3 pontos
Groselha (2 colheres de sopa) - 5 pontos
Iogurte (1 copo) - 18 pontos
Pudim (1 porção) - 20 pontos
Refresco (1 copo) - 5 pontos
Sorvete (1 bola) - 37 pontos
Picolé (1 unidade) - 12 pontos
Waffle (1 unidade) - 3 pontos

DOCES
Só de vez em quando!
Achocolatados (1 colher de sopa) - 25 pontos
Açúcar (1 colher de sopa) - 20 pontos
Açúcar mascavo (1 colher de sopa) - 20 pontos
~çkMPpAlfajor (1 unidade) - 90 pontos
Arroz-doce (2 colheres de sopa) - 35 pontos
Bala (1 unidade) - 6 pontosBiscoito recheado (1 unidade) - 30 pontos
Bolacha (3 unidades) - 25 pontos
Bolo simples (1 fatia) - 50 pontos
Bomba de creme (1 unidade) - 140 pontos
Brigadeiro (1 unidade) - 30 pontos
Canjica (2 colheres de sopa) - 45 pontos
Chiclete (1 unidade) - 6 pontos
Chocolate (1 tablete pequeno) - 60 pontos
Coberturas (1 colher de sopa) - 25 pontos
Cocada (1 unidade pequena) - 40 pontos
Coco ralado (1 colher de sopa) - 15 pontos
Cookie (1 unidade) - 25 pontos
Doce de abóbora (1 colher de sopa) - 35 pontos
Doce de leite (1 colher de sopa) - 25 pontos
Fios de ovos (1 porção) - 70 pontos
Frutas cristalizadas (1 colher de sopa) - 20 pontos
Gelatina (1 taça) - 19 pontos
Geléia de frutas (1 colher de sobremesa) - 12 pontos
Goiabada (1 colher de sopa) - 20 pontos
Leite condensado (1 colher de sopa) - 20 pontos
Leite de coco (1/2 copo) - 60 pontos
Maria-mole (1 unidade) - 40 pontos
Mel (1 colher de sopa) - 17 pontos
Merengue (1 unidade) - 60 pontos
Musse de chocolate (1 taça) - 55 pontos
Paçoca (1 unidade) - 35 pontos
Pamonha (1 unidade) - 55 pontos
Panetone (1 fatia fina) - 35 pontos
Pé-de-moleque (1 unidade pequena) - 40 pontos
Picolé com leite (1 unidade) - 40 pontos
Picolé de frutas - 20 pontos
Pudim (1 fatia média) - 40 pontos
Sagu + suco de frutas (2 colheres de sopa) - 13 pontos
Sonho (1 unidade) - 100 pontos
Sorvete (1 bola) - 50 pontos
Suspiro (1 unidade pequena) - 25 pontos
Torta doce (1 fatia média) - 55 pontos

MASSAS
Não esqueça de somar as calorias do molho
Canelone (1 unidade média) - 20 pontos
Capelete (1/2 xícara de chá) - 20 pontos
Lasanha (1 fatia média) - 170 pontos
Nhoque (3 colheres de sopa) - 20 pontos
Panqueca (1 unidade) - 70 pontos
Pizza (1 fatia média) - 70 pontos
Ravióli (1/2 xícara de chá) - 20 pontos

MOLHOS
A medida é 1 colher de sopa
Bolonhesa - 17 pontos
Branco - 17 pontos
Catchup - 10 pontos I
Inglês - 7 pontos
Mostarda - 7 pontos
Maionese - 40 pontos
Soja - 6 pontos

PRATOS
Receitas caseiras e especialidades de restaurantes
Bife à parmegiana (1 porção) - 135 pontos
Camarão com catupiry (2 colheres de sopa) - 50 pontos
Estrogonofe (2 colheres de sopa) - 55 pontos
Feijoada (2 colheres de sopa) - 25 pontos
Homos (1 colher de sopa) - 30 pontos
Kafta (1 espetinho) - 60 pontos
Salada de maionese (1 colher de sopa) - 55 pontos
Sashimi (1 porção) - 25 pontos
Suflê de legumes (1 porção média) - 40 pontos
Suflê de queijo (1 porção média) - 60 pontos
Sushi (1 unidade) - 15 pontos
Tabule sem azeite (3 colheres de sopa) - 20 pontos
Vatapá (1 porção) - 35 pontos

SOPAS
A porção é 1 concha
Caldo de carne - 10 pontos
Caldo de galinha - 20 pontos
Canja (sem pele) - 30 pontos
Consomê de carne - 5 pontos
Creme de aspargo - 30 pontos
Creme de cebola - 15 pontos
Creme de cogumelo - 30 pontos
Creme de ervilha - 35 pontos
Sopa de feijão-branco - 35 pontos
Sopa de vegetais (enlatada) - 35 pontos

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Dez Maneiras de Amar a Nós Mesmos


10 MANEIRAS DE AMAR A NÓS MESMOS
1 - Disciplinar os próprios impulsos.
2 - Trabalhar, cada dia, produzindo o melhor que pudermos.
3 - Atender aos bons conselhos que traçamos para os outros.
4 - Aceitar sem revolta a crítica e a reprovação.
5 - Esquecer as faltas alheias sem desculpar as nossas.
6 - Evitar as conversações inúteis.
7 - Receber o sofrimento o processo de nossa educação.
8 - Calar diante da ofensa, retribuindo o mal com o bem.
9 - Ajudar a todos, sem exigir qualquer pagamento de gratidão.
10 - Repetir as lições edificantes, tantas vezes quantas se fizerem necessárias, perseverando no aperfeiçoamento de nós mesmos sem desanimar e colocando-nos a serviço do Divino Mestre, hoje e sempre.
* * *
Xavier, Francisco Cândido. Da obra: Paz e Renovação

domingo, 9 de agosto de 2009


COMO SE MUDA OS HÁBITOS ALIMENTARES? É SIMPLES E FÁCIL.

Faça substituições dos alimentos perigosos para a saúde por outros benéficos e saudáveis.
Exemplos: substitua a carne vermelha pela carne branca (frango, peru etc.)
Substitua o açúcar refinado por frutas, adoçantes artificiais.
Substitua a manteiga pelo óleo de soja ou azeite de oliva.
Substitua doces, bombons por frutas.
Substitua massas por verduras e legumes,
Substitua refrigerantes, sucos artificiais por sucos naturais.
Substitua alimentos fritos pelos cozidos.
Substitua alimentos cozidos por crus quando possível.
Substitua o leite integral pelo desnatado.
Substitua a cerveja e bebidas alcoólicas pelo vinho.
Estes são apenas alguns exemplos de substituições dentre as muitas que podemos fazer para mudança de nossos hábitos alimentares, visando melhor saúde e maior qualidade de vida, sendo que o emagrecimento virá como conseqüência dessas mudanças (reedução alimentar).